Loucura ou Realidade?!

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” (Albert Einstein)

Física é tratada como uma disciplina chata por muitas pessoas. São fórmulas e mais fórmulas que foram descobertas por algum cara de nome esquisito e que devem ser memorizadas para se passar nas provas. Eu concordo em certo ponto com isso. Já passei por situações em que eu realmente não conseguia entender o assunto e isso me desestimulava bastante. Entretanto existem algumas teorias e discussões da física que acho simplesmente extraordinárias.

Um exemplo disso é o tempo. O que é o tempo para você? São acontecimentos que ocorrem em um determinado momento que não podem ser “rebobinados”? O tempo é uma linha de acontecimentos com começo, meio e fim? Segundo a teoria da relatividade de Einstein, o tempo depende da velocidade! E o que isso significa? Significa que quanto mais rápido um objeto se movimenta, mais lentamente o tempo passa para ele. A medida que esse movimento se aproxima da velocidade da luz, o tempo vai ficando cada vez mais lento até parar! E se por acaso o objeto passar da velocidade da luz? (Tempo para meditação…) Isso mesmo! O objeto volta ao passado!

Até parece loucura, mas isso da relatividade do tempo é real. Os relógios de alta-precisão que orbitam em satélites ao redor da Terra tem sempre seus “ponteiros” ajustados com base nisso. O fato é que essa mudança no tempo só é realmente percebida quando o movimento chega a altas velocidades, portanto não pense que a sua vida corrida fará com que você envelheça mais vagarosamente que os outros de vida sedentária.

Um vídeo que achei bem interessante e que eu gostaria de compartilhar com você é o “Imaginando a Décima Dimensão”. Ele explica a primeira, segunda, terceira… décima dimensão! Somos acostumados com a terceira dimensão, pois vivemos em um mundo tridimensional, mas você já pensou se fôssemos bidimensionais? Como o mundo bidimensional seria para você? O que aconteceria se algum ser do mundo tridimensional passasse pelo seu mundo bidimensional?

Nesse vídeo ele também fala que o tempo é a 4ª dimensão. O tempo é a linha que conecta o passado, o presente e o futuro e que, se por acaso fôssemos um ser com 4 dimensões provavelmente seríamos como uma cobra, em que o nosso rabo seriamos nós quando criança, o meio da cobra seria o nosso momento presente e o final da cobra seria a gente velho até terminar na morte. Assim, seríamos tudo isso ao mesmo tempo. Loucura?!

Assista o vídeo “Imaginando a Décima Dimensão” parte 1 e parte 2, logo abaixo, e a partir daí crie suas próprias teorias. Você pode até não ganhar o Nobel, mas pelo menos conseguirá enxergar a realidade de forma diferente.

Siga-me no Twitter @raulfm.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: