O Porto das Nuvens

Mesmo tendo morado lá durante vários anos, confesso que ainda fico surpreso e boquiaberto com as belezas naturais que Viçosa do Ceará tem a mostrar. Os pontos turísticos, a vegetação, o clima e o relevo tortuoso fazem dela uma cidade difícil de não ser admirada.

Viçosa já foi chamada de “O Porto das Nuvens” pelo fato de que antigamente era comum ela apresentar-se neblinada. A cidade era bem mais fria e quando se acordava pela manhã mal era possível enxergar as ruas. Isso trazia um charme e dava um ar de misterio a natureza, como se ela não quisesse se mostrar totalmente, como se ela estivesse buscando gerar mais espectativa aos nossos olhos. Trazia, também, resfriado para aqueles que preferiam o calor.

O clima de lá está mudando, fazendo juz ao agravamento do efeito estufa. Entretanto existe algo que sempre existiu e que não está mudando: a emigração de pessoas. Meu pai, tios, amigos, eu e muitas outras pessoas que nasceram lá acabaram saindo de Viçosa para morar em Fortaleza, São Paulo, Sobral, Manaus… e estão espalhadas pelo Brasil e até em outros países. Será que vamos dominar o mundo?

O fato é que a falta de oportunidades de boa educação e de emprego fazem com que Viçosenses se aventurem pelo mundo à fora. Com certeza não é pelo fato de não gostarem da cidade, haja vista que muitos acabam voltando nem que seja para matar a saudade. Até aproveitam para apresentar Viçosa aos filhos, netos e bisnetos.

Acho que eu seria capaz de quase escrever um livro sobre Viçosa (eu disse quase), mas vou ficando por aqui. Além do video acima deste texto que mostra a cidade de uma forma mais jornalística sugiro que você também assista o video abaixo que foi feito por um rapaz que levou a namorada dele para um passeio por lá. Gostei muito da simplicidade do video. Enjoy!

Siga-me no Twitter @raulfm.

Anúncios
  1. #1 por João Victor Paiva em 24/10/2010 - 2:34 PM

    Raul, muito legal o post, já quanto a Viçosa, sou meio suspeito para falar, adoro a Serra Grande.

    Abraços,

    • #2 por Raul Miranda em 24/10/2010 - 5:38 PM

      Valeu pelo comentário João Victor! Também adoro a Serra Grande: Viçosa, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Ibiapina… Vale à pena passear por lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: