Nos Tempos do IRC

mIRC

mIRC

Este meu primeiro texto será bastante nostálgico. Ele foi feito para aqueles que alcançaram o tempo em que o bate-papo mais popular da Internet era o IRC. Não lembro exatamente quando que o IRC deixou de ser popular, mas lembro que eu o usava quando tinha 14 anos de idade, ou seja, há 7 anos.

O software básico para o uso do IRC (Internet Relay Chat) era o mIRC. A gente tinha que baixar esse programa ou, então, baixar algum outro que era o resultado da modificação dele, como o Avalanche, o Scoop, entre outros dos quais não lembro mais o nome.

Após instalar e abrir o programa você tinha que escolher um servidor para se conectar. O servidor brasileiro mais popular era conhecido como BrasNet e, também, haviam outros servidores como o BrasIRC. Lembro que todos os meus amigos usavam a BrasNet e que as salas eram chamadas de canais, portanto tinha o canal #Brasil, #Ceara, entre muitos outros. Você escolhia um nickname (apelido) e tinha que registrá-lo caso você não quisesse que outras pessoas o usassem. Para registrar o seu nick era necessário digitar algo do tipo /nickserv -r senha (sei que não era esse o comando, mas era algo parecido com isso).

Além do registro de nick você poderia criar um canal e registrá-lo. Então, se você entrava por exemplo no canal #raulfm, digitando /join #raulfm, e esse canal não tivesse sido registrado, você poderia registrá-lo digitando algo como /chanserv -r… e não sei mais o que (minha memória não é tão boa assim). Quando você era dono de um canal você adquiria o status de operador e ganhava um @ em frente de seu nick. Como operador do canal você tinha o poder de mudar o tópido do canal, que era uma mensagem que aparecia assim que você entrava em um e, também, você poderia kickar ou banir outras pessoas. Havia também o voice que era um + que aparecia em frente do nick. Ele servia apenas para dar um destaque ou status maior, mas não tinha o poder de OP (@).

Não era possível colocar foto ou usar webcam e era necessário aprender vários comandos. Por isso que haviam canais como o #ajuda, onde sempre era possível encontrar pessoas dispostas a tirar dúvidas sobre o bate-papo.

Até parece que a convivência virtual era complicada e, se formos comparar com os dias de hoje, era sim. Entretanto, posso te afirmar com toda certeza que o IRC era bem mais interessante do que qualquer bate-papo atual. Ele era um ambiente em que sempre havia algo novo para aprender, seja um conceito ou seja com pessoas diferentes que surgiam de qualquer lugar do mundo. O IRC era um universo paralelo inundado por uma neblina de misterios. Era um universo que ainda hoje me trás boas recordações.

Siga-me no Twitter @raulfm.

Anúncios
  1. #1 por João Victor Paiva em 24/10/2010 - 2:39 PM

    Que saudades do mIRC.

    Lembro que com aproximadamente 14 anos eu era founder de um canal famoso aqui em Fortaleza, #PraZoar. Lembro dos IRContros no Iguatemi, Del Paseo, etc… Tempo bom que ficou na lembrança…

    Abs,

    webvictoR

    • #2 por Raul Miranda em 24/10/2010 - 5:33 PM

      Se a Brasnet ainda existisse eu iria te pedir um OP lá no #PraZoar, hehe. Lembro que havia outros canais famosos de Fortaleza como o #Pracinha. Era esse o nome?! Acho que ele era um canal de uma pracinha que era bem movimentada, localizada próxima ao North Shopping.

      Conheci muitas pessoas pelo mIRC.
      Bons tempos…

      • #3 por João Victor Paiva em 27/10/2010 - 10:28 PM

        kkkkkk, existia sim o #pracinha, por sinal, já fui OP de lá… Era uma pracinha famosa, localizada na Parquelândia, atrás do North Shopping.

  2. #4 por Diego em 30/10/2010 - 8:37 AM

    e verdade nossa quanta saudade
    isso sim era bate papo
    era bom demas
    tinha os famosos ircontros a galera se reunia
    nossa como era bom

  3. #5 por Gabão em 30/10/2010 - 12:11 PM

    IRC ainda existe e ainda é bem usado, principalemente pelo staff de sites como trackers e também suporte tecnico.

    Eu mesmo uso irc todos os dias, e o server irchighway.net abriga muitos canais brasileiros que se mudaram para lá quando a brasnet fechou

    []’s Gabao

    #CompletosBR @ irc.irchighway.net

  4. #6 por Roberto Jacob em 30/10/2010 - 12:23 PM

    Ah os bons tempos do IRC, me lembro bem de passar tardes na biblioteca da faculdade conversando coma galera! Vale lembrar tb a rivalidade entre canais, êh tempo bom aquele, orkut, facebook, e tantos outros nunca vão superar a era de ouro so mIRC. (Internet Relay Chat)

  5. #7 por Allan Carvalho em 30/10/2010 - 1:18 PM

    Só pra somar, o status de voice dava o poder de poder falar em canais moderados (+m), nestes canais, pessoas que não possuiam o status de voice não poderiam falar para todos, somente em privado. E você também esqueceu de citar o status mais desejado por todos, o de IRCop global.

  6. #8 por Meire em 30/10/2010 - 2:15 PM

    Nooooossa, que lembrança show !!!! … minha “primeira vez” na internet, foi no Mirc #brasil rsrsrs … muitas lembranças boas.. muitos amigos … pena que mtos sumiram !!! mas foi legal demais esse post !! valeu, Raul !!

  7. #9 por kinGDiniz em 30/10/2010 - 7:03 PM

    POUTZZZZZZZZZZZZ!

    Uso irc até hoje!

  8. #10 por Bruno em 01/11/2010 - 7:59 AM

    Puts, época boa demais!

  9. #11 por Ricardo Bertolo em 01/11/2010 - 10:25 AM

    mIRC. Altos papos. Comecei a usa-lo em 1997 quando tinha 11 anos. Em 2000 virou uma febre na cidade de Limeira-SP, porém foi substituído aos poucos pelo MSN apartir de 2004.

    Para mim, o mIRC foi o melhor programa de Bate-Papo que já utilizei. Velhos tempos Brasnet, Brasirc! Excelente Post e obrigado pela lembrança.
    Abraços.

  10. #12 por bisantana em 21/03/2011 - 10:52 PM

    eu curtia demais o irc. fiz amizade em todos os cantos. a velha pergunta “nomidade?”, o fato de vc iniciar uma conversa sem saber de quem se trata, dava uma sensação de adrenalina, com receio e curiosidade. hoje, a seleção está muito maior. e você até se intimida quando a pessoa escolhe te conhecer pela foto.

  11. #13 por Pedro em 24/03/2011 - 8:18 PM

    Pow bons tempos… Uso IRC desde 2003 gosto tanto que mantenho servidor de IRC para amigos que ainda frequentam.

  12. #14 por RD em 08/08/2013 - 2:23 AM

    Muito bom o seu post cara, tava procurando algo relacionado aos tempos de BrasNET. Comecei a usar o mIRC em 2001 e parei em 2005 quando aproximadamente 80% dos usuários pararam de acessar e migraram para o MSN. Epoca boa, era muito mais divertido do que as redes sociais atuais, a interação era diferente. Vc tem mais print screen da epoca que a rede bombava? Se tiver me envia por e-mail. Valeu cara, abraço.
    @RD #NightJf #csc_net
    +RD #juizdefora

    • #15 por Raul Miranda em 08/08/2013 - 8:56 AM

      Infelizmente, não tenho mais print screens não. Bem que poderia ser criado um museu tecnológico. O próprio MSN já foi deixado de lado por causa do Facebook. O MSN só está sendo salvo por causa do Skype, porque acaba tendo outras utilidades. Abraço! ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: